Ai Weiwei cria obra para denunciar problemas de segurança alimentar na China

O artista dissidente chinês Ai Weiwei criou uma obra composta de mais de 1.800 latas de leite em pó para denunciar os problemas de segurança alimentar na China.

Os escândalos vinculados à indústria de alimentos são numerosos no país. Em 2008, produtos lácteos foram contaminados com melamina, uma substância que imita a presença de proteínas, o que matou seis bebês e provocou doenças crônicas em outros 300 mil.

Desde então, a demanda de leite importado na China cresceu de maneira exponencial, provocando escassez em Hong Kong, que foi obrigado a limitar a quantidade de caixas de leite que os turistas podem levar do território.

A obra de Ai Weiwei, “Baby Formula 2013” (Leite em pó para bebês 2013), está composta de 1.815 caixas de sete marcas de leite diferentes.

“Esta obra trata de vários problemas”, disse o artista. “Um deles é a recente proibição dos habitantes do continente de comprar leite em pó em Hong Kong e levar para casa, e a pergunta é por quê os chineses do continente vão para Hong Kong para comprar leite em pó.”

De acordo com o governo, os chineses podem comprar leite em pó em Hong Kong, mas desde 1º de março a quantidade está limitada a 1,8 quilos por viagem.

“Sabemos que no continente a segurança alimentar é um problema grave. Se deve especialmente à falta de controle e à decadência moral da indústria”, destacou Ai.

aiweiwei

Obra de arte de Ai Weiwei apresenta a instalação “Baby Formula”, em forma do mapa da China e feita com latas de leite infantil

Fonte: Folha

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s