Conheça o acervo de 10 museus ao redor do mundo sem sair de casa

Conectados e globalizados, alguns dos museus mais importantes do mundo disponibilizam online imagens das obras presentes em seus acervos.

Vale a pena conferir o que cada um tem de melhor a oferecer aos seus visitantes virtuais.

 

Light Picture, de 1913, do russo Wassily Kandinsky, acervo do The Solomon R. Guggenheim Foundation

 

Museu do Louvre
O museu mais famoso do mundo disponibiliza imagens de seu acervo e visitas online pelas suas galerias e salas de exposição. Existe ainda a seção “Trabalhos selecionados”, dividida em categorias como “Obras primas”, “Eventos importantes da história” e “A arte do retrato”.

Guggenheim
Com sedes em NY, Veneza e Bilbao, o museu possui um acervo online com 1100 obras de mais de 450 artistas, datadas a partir do final do século XIX até hoje. Possui seções como “Aquisições recentes” e “Destaques da coleção”.

British Museum
Um acervo gigantesco, com mais de 2 milhões de objetos, sendo que quase metade deles possui uma ou mais imagens. São peças que vão desde tecidos africanos até cerâmicas chinesas e outras obras de arte.

Metropolitan Museum
O visitante virtual pode se cadastrar e criar sua lista de obras favoritas gratuitamente, enquanto explora as imagens do acervo do museu nova-iorquino.

Victoria and Albert Museum
Considerado o maior museu de artes decorativas e de design do mundo, o Victoria and Albert Museum de Londres permite a busca de 1.116.697 de objetos e de 354.952 imagens em seu site.

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia
A coleção online da instituição espanhola está dividida cronologicamente em quatro grandes blocos. Cada um deles traz a referência de onde está a obra fisicamente dentro do museu, com localização no mapa e imagens da sala expositiva. Pode-se ainda fazer a buscar por artistas em ordem alfabética.

Philadelphia Museum of Art
Um dos diferenciais desta coleção online são os tours em áudio via Podcasts gratuitos. Ao todo, a instituição possui 227 mil objetos que variam entre tecidos, desenhos, pinturas e fotografia.

Rijksmuseum
Localizado em Amsterdã e dedicado exclusivamente à arte holandesa, o museu traz reproduções online de obras primas de mestres como Rembrandt e Vermeer. Aqui os usuários também podem criar suas listas de obras favoritas.

Museu Nacional de Tóquio
Um dos museus mais visitados do mundo, reúne uma seleção de aproximadamente 600 objetos online. A instituição ainda faz parte do projeto e-Museum, que traz imagens de alta resolução de tesouros nacionais e importantes bens culturais pertencentes aos quatros Institutos Nacionais de Patrimônio Cultural do Japão (Tokyo, Kyoto, Nara, e Kyushu).

Museu de Arte Moderna de Nova Iorque
O MoMA possui uma área do site dedicada exclusivamente ao acervo digital. As obras estão divididas em categorias de acordo com as técnicas utilizadas: pintura e escultura, arquitetura e design, mídia e arte performática, fotografia, entre outros.

Com informações do site ArtInfo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s