A Simões de Assis Galeria de Arte apresenta a exposição: Densidade e Superfície. AMANHà12/11

Densidade e Superfície

Galeria Simões de Assis exibe obras de quatro mestres da arte brasileira Ianelli, Palatnik, Sued e  Tomie Ohtake

A Galeria Simões de Assis apresenta de 12 de novembro a 15 de dezembro a mostra Densidade e Superfície, que reúne 35 obras de Arcangelo Ianelli, Eduardo Sued, Tomie Ohtake e Abraham Palatnik, quatro nomes fundamentais da arte brasileira, mestres que representaram o Brasil nas Bienais de Veneza e nas várias edições das Bienais de São Paulo, entre outras. Os trabalhos, selecionados pelo curador Marcus Lontra, têm como características as inovações de linguagem, a abstração, e o estudo das cores e da geometria.

O ponto de partida da mostra é a relação entre a superfície concreta das telas e a densidade de emoções e sensações que provocam no observador. Dialogando com o modernismo brasileiro, os trabalhos são marcados por uma complexidade poética que exige a imersão do espectador, subvertendo o imediatismo que hoje banaliza grande parte das relações cotidianas. “O conjunto de obras traduz a especificidade do olhar, a inteligência e a sensibilidade brasileira”, diz Lontra.

Tomie Ohtake, que celebra 100 anos de vida no dia 21 de novembro, é um dos destaques de Densidade e Superfície. Para a exposição, produziu duas obras inéditas, que serão apresentadas ao lados de obras dos anos 60, 70, 80 e 90.. De acordo com Marcus Lontra, em suas séries mais recentes, Tomie investiga os efeitos plásticos e sensoriais provocados pela justaposição e sobreposição de inúmeras manchas de tinta – numa estratégia visual que remete, em parte, às obras impressionistas e pontilhistas.

Tomie Ohtake - Sem título - acrílica sobre tela - 150 x 150 cm - 2013

Tomie Ohtake – Sem título – acrílica sobre tela – 150 x 150 cm – 2013

A mostra traz ainda as obras de Abraham Palatnik, filho de judeus russos, nascido em 1928 em Natal, Rio Grande do Norte. De 1932 a 1948 viveu com a família na região onde se fundou o Estado de Israel, onde realizou seus estudos de arte o artista é considerado o precursor da arte cinética no Brasil, tendo recebido uma premiação por sua obra apresentada na Primeira Bienal de São Paulo, em 1951. 

Densidade e Superfície
Artistas: Arcangelo Ianelli, Eduardo Sued, Tomie Ohtake e Abraham Palatnik
Local: Simões de Assis Galeria de Arte – Alameda Dom Pedro II, 155, Batel – PR
Data: 12 de novembro a 15 de dezembro
De segunda à sexta das 09:30 às 19:00h. Aos sábados das 10:00 às 18:00h

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s