Ernesto Neto em retrospectiva no Gugenheim Bilbao

Museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha, exibe retrospectiva única da obra do carioca Ernesto Neto, de 50 anos, que com seu imaginário sem fronteiras e suas instalações gigantescas é considerado um dos maiores artistas contemporâneos da atualidade. A mostra fica em cartaz até 18 de maio.

“O Corpo que me leva” apresenta mais de 30 peças do artista, desde os anos 90 até hoje, além de criações realizadas especialmente para os espaços do Guggenheim. Em entrevista, Neto fala que o espírito desta exposição é que “as pessoas comecem a pensar a existência muito mais corporalmente do que mentalmente, pensar na Terra mais como corpo do que imagem ou paisagem, pensar nas relações como algo sagrado, mais profundo, que temos uns com os outros”.

As obras ocupam nove salas, divididas nas diversas partes de uma ‘abelha colibri’. “Temos então a boca, a cabeça, as antenas, as patas, o corpo dividido em garganta, estômago e rabo, e as asas. Cada parte do corpo tem um título. Esse todo é uma pintura feita majoritariamente de esculturas, além de desenhos e impressões”, comenta o artista.

Com informações da RFI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s