Alex Katz apresenta seleção inédita de pinturas na Galeria Luciana Brito

Jamie and Anna, 2014

Jamie and Anna, 2014

O pintor norte-americano Alex Katz volta ao Brasil para sua segunda mostra individual na Galeria Luciana Brito. A exposição traz 11 trabalhos inéditos do artista, em uma excelente oportunidade para conhecer melhor uma produção central na história da arte moderna e contemporânea. O público tem até o dia 31 de maio para conferir a mostra.

Esta é a primeira vez que sua série de couples (duplas ou casais) é exibida mundialmente. Na galeria, serão expostas três grandes pinturas e oito estudos de tela. Alex Katz já havia anteriormente trabalhado a figura humana sobre fundo negro, mas, desta vez, suas opções cromáticas, somadas à presença insistente de duas pessoas, parece aprofundar um dos aspectos mais ricos de seu trabalho: a distância entre os seres. Se os tons escuros ressaltam certo caráter de abismo que caracteriza essas distâncias, a presença de duas figuras humanas reitera que eventualmente estão representadas ali duas solidões compartilhadas.

Katz já foi o objeto de retrospectivas e exposições individuais em instituições renomadas como Whitney Museu, Tokyo Seibu Museum of Art, London Institute of Contemporary Arts, MoMA PS1, Albertina Museum e Tate. Vale ressaltar que o artista terá uma sala exclusivamente dedicada a sua obra inaugurada na londrina Tate Modern a partir de 28 de maio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s