Museu de Belas Artes do Rio exibe obras doadas de Cândido Portinari

A obra “Café” (1935) é um dos itens do acervo do MNBA

Até 14 de setembro de 2014, os visitantes do Museu Nacional de Belas Arte (MNBA) do Rio de Janeiro poderão conferir a exposição Candido Portinari doação Finep, com 65 obras do artista. Os quadros, agora restaurados, fazem parte do acervo de 222 peças (entre pinturas, desenhos e gravuras) doadas recentemente pela Finep e que transformaram o MNBA no museu brasileiro com mais trabalhos do pintor.

A exposição está montada em quatro núcleos temáticos: Retratos, Social, Religioso e Ilustração, – refletindo a diversidade da produção de Portinari. Entre outros, compõem a mostra trabalhos realizados para ilustrar livros de Machado de Assis (O alienista eMemórias póstumas de Braz Cubas), estudos e desenhos para murais da Igreja de São Francisco de Assis, na Pampulha, em Belo Horizonte (MG), além de trabalhos para os ciclos econômicos dos painéis do Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, e para jogos infantis, assim como as matrizes de gravuras de personagens históricos, como o inconfidente Tiradentes.

Parceira do Projeto Portinari, criado pelo filho do pintor, João Candido Portinari, para a catalogação da obra do pai, a Finep era detentora das 222 obras, cedidas pelo projeto como pagamento dos recursos fornecidos para a pesquisa. Por considerar o MNBA o lugar certo para expor as obras, a Finep formalizou a doação em janeiro deste ano, no dia em que o museu comemorou 77 anos de criação.

“A mostra representa a doação à sociedade de um conjunto de obras que nunca foram expostas”, comemora a diretora do MNBA, Mônica Xexéo.

O Museu Nacional de Belas Artes fica na Avenida Rio Branco, 199, centro do Rio de Janeiro.

Com informações do Portal Fator Brasil, Instituto Brasileiro de Museus e Guia UOL RJ

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s