Hugo França – Resgate na Natureza

O Museu da Casa Brasileira apresenta em seu jardim mostra inédita do designer Hugo França, que trabalha, há mais de 20 anos, com o reaproveitamento e transformação da madeira. A mostra “Resgate na Natureza” acontece entre os dias 16 de agosto e 19 de outubro no MCB, marcando o retorno do designer ao museu 10 anos depois da sua primeira exposição individual no local. No dia 16 de agosto, a partir das 11h, acontecerá também o lançamento do livro homônimo à mostra.

“Resgate na Natureza” reunirá 15 itens, entre casulos, esculturas, mesas e bancos das mais variadas dimensões. Todas as peças estarão dispostas no jardim do MCB, propiciando interações dos visitantes com a natureza representada por peças especialmente produzidas para a ocasião. A mostra integra a programação do museu para o Design Weekend 2014.

Já o livro traz ensaio fotográfico de Andrés Otero, além de imagens das criações do designer, feitas por André Godoy. São abordados detalhes do processo de trabalho de Hugo França, demonstrando como ele cria suas esculturas mobiliárias: lapidando árvores caídas pela ação do homem ou da natureza.

A publicação conta com entrevista do designer para o curador e crítico de arte e design, Fábio Magalhães, além de texto crítico de Néssia Leonzini Pope. “Acompanho o trabalho de Hugo há anos, sempre fascinada pelo o que ele é capaz de fazer com um pedaço de madeira. No entanto, nesse momento em sua carreira, parece-me importante falar dele não como um artesão que trabalha com madeira, mas como um filósofo que oferece ao habitante das grandes cidades a oportu¬nidade de entrar em contato direto com a natureza e as formas naturais”, afirma Néssia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s