Museu Nacional de Belas Artes lança livro sobre Coleção Portinari

07-01

Estudo para retrato de Thaís Mello Lima de Portinari. Entre as obras, há diversos retratos a óleo e sobre papel, preciosos estudos e esboços de obras renomadas (Foto: divulgação/IBRAM).

 

O Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro é o detentor do maior acervo público de obras de Cândido Portinari e lançou no último dia 18 o livro “Coleção Portinari: Museu Nacional de Belas Artes”.

A publicação reúne uma seleção de 243 itens do conjunto preservado pelo Museu e traz reproduções de cerca de 140 obras, acompanhadas de textos históricos e críticos de personalidades como João Candido Portinari, Ferreira Gullar, Amando Miguel dos Santos, Daniela Matera Lins Gomes e Israel Pedrosa. No livro de 256 páginas há ainda diversas fotografias sobre o artista, uma cronologia organizada por Cristal Proença e a relação das obras que compõem o acervo do museu. No livro estão obras como Café, A Primeira Missa no Brasil e Retrato de Yedda Ovalle Schmidt, que já integravam o acervo do museu, ao lado de outras recebidas em doação pela FINEP durante 2013.

Com informações do Ministério da Cultura e IBRAM

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s