MoMA vai manter “The Swimming Pool”, de Matisse, em exposição permanente

Henri Matisse, The Swimming Pool, late summer 1952. (Photo courtesy Museum of Modern Art)

Depois do sucesso de “The Swimming Pool” como peça central na exposição “Henri Matisse: The Cut-Outs”, a obra vai voltar a ser exposta no MoMA a partir de abril.

Foram 20 anos longe do olhar do público visitante, mas agora a instalação retorna ao acervo permanente do museu. A obra vai ocupar uma área do quinto andar da instituição, nas galerias de pinturas e esculturas. Esta é uma boa notícia para aqueles que não tiveram a chance de vê-la na exposição recentemente encerrada.

“The Swimming Pool” é uma instalação com recorte, do tamanho de uma sala. Matisse a criou para sua sala de jantar em Nice, em 1952. Ele recortou figuras de nadadores, mergulhadores e vida marinha em papel pintado de azul, colando-os em uma faixa de papel branco, que ele então prendeu à parede em uma altura acima do nível dos olhos. A instalação foi adquirida pelo MoMA em 1975 e não foi exposta ao público durante 20 anos.

Em 2008 restauradores trabalharam para trazer a instalação mais próxima de sua aparência original. A nova configuração recriou a altura, a cor e o layout da obra assim como aparecia na sala de jantar de Matisse, obedecendo inclusive o espaçamento das portas e janelas.

Com informações do The Observer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s