Mosaico Touch of Class: proibição do uso de bastões de selfie em museus; Maurizio Catellan vendido por £ 425 mil, Reis Magos de Rubens expostos juntos novamente, e mais…

Toda semana, a Touch of Class publica um apanhado das notícias que circularam pelo mundo das artes. Mantenha-se informado!

Untitled (1999) de Maurizio Cattelan, vendida pela Sotheby’s de Londres por £ 425 mil

Bastões de selfie banidos dos principais museus do mundo: instituições célebres como a National Gallery de Londres e o Palacio de Versalhes de Paris proibiram o uso do instrumento. Esta é uma tendência mundial, que objetiva proteger o patrimônio de instituições e museus contra possíveis acidentes causados pelos bastões.

Escultura de Maurizio Cattelan vendida por £ 425 mil: a obra sem título de 1999 é uma enorme escultura em granito preto, de 220 x 300 x 60 cm, se assemelha a um epitáfio ou um memorial. Nela, Cattelan gravou todas as derrotas da seleção de futebol da Inglaterra entre 1874 e 1998. Com estimativa inicial de preço entre £400 e £600 mil, a escultura foi vendida por £425 mil durante um leilão na Sotheby’s, em Londres. O artista italiano Maurizio Cattelan é conhecido por suas obras satíricas e controversas.

CCBB terá educadores para animar as filas: Depois de fenômenos de bilheteria como as mostras de Ron Mueck e do “Castelo Rá-Tim-Bum”, a retrospectiva de Picasso no Centro Cultural Banco do Brasil promete ser o primeiro blockbuster deste ano. São esperadas mais de 500 mil pessoas para o evento. Por conta das esperadas filas, o CCBB escalou uma equipe de 20 pessoas para organizar a entrada e propor atividades educativas e distribuição de textos sobre a vida de Picasso. Outros espaços paulistanos, como o MIS, o Tomie Ohtake e a Pinacoteca já vêm se adaptando às megaexposições, ampliando o número de bilheterias e vendendo ingressos antecipados que dão acesso com hora marcada.

Separados desde 1881, ‘Três Reis Magos’ voltam a ser expostos juntos: depois de terem sido separados em um leilão há mais de um século, os retratos dos três Reis Magos pintados pelo artista Peter Paul Rubens serão expostos novamente juntos. A mostra acontecerá na Galeria Nacional de Arte de Washington entre 22 de março e 5 de julho. Os três quadros, foram pintados em 1618; Melchior pertence ao próprio museu, enquanto Baltasar pertence ao Museu Plantin-Moretus d’Anvers, na Bélgica, e Gaspar ao Museu de Belas Artes de Ponce, em Porto Rico. Esta será uma ocasião única para ver as três telas juntas novamente.

Sotheby’s lança leilões em tempo real no eBay: a gigante do varejo online lançou uma seção em seu site dedicada a leilões em tempo real da Sotheby’s. Fotografias modernas e contemporâneas de artistas como Man Ray, Paul Strand e László Moholy-Nagy estão entre as obras do primeiro leilão, que será realizado no dia 1º de abril. Todos os leilões da Sotheby’s de Nova York, exceto suas grandes vendas bianuais de Maio e Novembro, serão transmitidos pelo eBay, permitindo que 155 milhões de usuários tenham acesso às licitações. Há planos de expandir a iniciativa para outras sedes da casa de leilões.

Quer ficar por dentro de todas as notícias do mundo das artes? Assine grátis a nossa e-magazine e receba direto no seu e-mail!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s