[HOJE] ABERTURAS | RODRIGO CUNHA & ELOÁ CARVALHO na Zipper Galeria

zipper2403

RODRIGO CUNHA | JARDIM CÉTICO
ABERTURA | HOJE, TERÇA-FEIRA, 24 DE MARÇO, DAS 19H ÀS 22H

A exposição individual de Rodrigo Cunha, Jardim Cético, será inaugurada na Zipper Galeria hoje, terça-feira, 24 de março, às 19h. O artista pesquisa a linguagem da pintura há mais de uma década. Seu trabalho se destaca pela exploração, em pequenas narrativas visuais, de figuras humanas que, em meio a objetos curiosos, habitam ambientes misteriosos, indefinidos, atemporais.

Nesta nova exposição, o artista apresenta uma nova série de trabalhos que nasceram de uma tensão entre a presença de figuras humanas e quadros de cenas e paisagens idílicas.

Refletindo sobre essa inquietude, o artista se dedica a uma constante pesquisa iconográfica sobre a inserção de temas bucólicos na pintura ocidental, com destaque para as tradicionais reuniões de pequenos grupos humanos a descansar sobre a relva. Corpos livres e nus, em um espaço predominantemente natural, reforçam o propósito da busca pela de liberdade e de uma licenciosidade carnal, em contraste com o caráter evidentemente urbano dos corpos que se deparam com essas paisagens e com o próprio percurso de Rodrigo Cunha.

Entre cidade e campo, urbano e rural, contemporâneo e tradicional, o artista compartilha com o público as possibilidades de jardins que, ainda que céticos de sua pureza, se mostram potentes no que diz respeito à sua circunscrição e recodificação de elementos visuais da história da arte.

eloa

ZIP’UP:
ELOÁ CARVALHO | PROJETOS DA MINHA ESPERA
ABERTURA | HOJE, TERÇA-FEIRA, 24 DE MARÇO, DAS 19H ÀS 22H

A temporada 2015 do projeto Zip’Up tem como segunda exposição a primeira individual da artista fluminense Eloá Carvalho em São Paulo. Depois de mostras em espaços importantes na cidade do Rio de Janeiro, como o IBEU e o Museu da República, a artista exibe uma série de pinturas e desenhos em Projetos da Minha Espera, na Zipper Galeria. Carvalho extrai de fontes variadas, como internet, arquivos e acervos, registros iconográficos que, por meio de um elaborado processo pictórico ou gráfico, geram novas contextualizações e circunstâncias. Assim, antigos visitantes de vernissages de décadas atrás podem coexistir, visualmente, com figuras que encontradas em eventos atuais. A artista também opta por um tratamento menos ostensivo, mais opaco, numa reorganização de espaço-tempo que embaralha certezas definitivas e abordagens mais estanques.

Exposições
Abertura: Terça-feira, 24 de março, das 19h às 22h
Visitação: de 25 de março a 18 de abril, 2015
Segunda a sexta das 10h às 19h
Sábados das 11h às 17h

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s