Mosaico Touch of Class: trienal de arte em Saitama; Arte do Brasil no MASP, restauração de obra de Michelângelo em exposição no Prado, e mais…

Toda semana, a Touch of Class publica um apanhado das notícias que circularam pelo mundo das artes. Mantenha-se informado!

A obra de Victor Meirelles, Moema (1866), está na exposição “Arte do Brasil até 1900", no MASP

A obra de Victor Meirelles, Moema (1866), está na exposição “Arte do Brasil até 1900″, no MASP

Saitama, no Japão, lança nova trienal em 2016: a cidade japonesa se prepara para sediar uma trienal de arte contemporânea a partir de 2016. Com o título “Envisioning the Future”, o evento deve acontecer entre 24 de setembro de 16 de dezembro de 2016. O curador Takashi Serizawa foi nomeado o diretor da trienal, que anunciou também a inclusão de uma exposição baseada em uma residência artística organizada pela artista e curadora Anat Litwin, “HomeBase Project Saitama 2015”. A residência explora temas como os ambientes domésticos e urbanos que estão passando por mudanças e já foi realizada anteriormente em Berlim, Nova York e Jerusalém.

MASP exibe arte brasileira produzida até 1900: lançando um olhar sobre seu próprio acervo, o MASP apresenta 50 obras de sua coleção de pintura brasileira na mostra “Arte do Brasil até 1900”. A exposição, que inclui pinturas e documentos do arquivo histórico e fotográfico do Museu, oferece um retrato do período colonial brasileiros, exibindo não apenas obras de artistas do país, mas também aquelas produzidas aqui, ou sobre o Brasil, por artistas estrangeiros. O gênero predominante é a pintura de paisagem, mas a mostra inclui também naturezas mortas e retratos. A exposição acontece até 6 de junho, no segundo subsolo do MASP.

Prado revela escultura restaurada de Michelângelo: depois de 19 anos de trabalho de restauração, a obra Young Saint John the Baptist (1495-96) volta a ser exibida no Museu do Prado. A escultura, única de Michelângelo na Espanha, foi destruída durante a Guerra Civil (1936-39) na Andaluzia. A restauração completa era impensável até bem pouco tempo, porém as peças armazenadas por décadas foram enviadas ao Opficio delle Pietre Dure, em Florença, onde uma equipe de especialistas, aliada à alta tecnologia, trabalhou meticulosamente para restaurar a obra – embora as “cicatrizes” permaneçam visíveis. A escultura permanecerá em exibição até 28 de junho, antes de voltar ao seu local original de exposição, na Capela do Salvador de Úbeda.

Dez artistas registram recordes no leilão Made In Britain da Sotheby’s: cerca de 97% dos lotes a venda no leilão realizado pela casa londrina superaram as expectativas. Made In Britain atingiu a soma de £3,377,068 (acima da estimativa, entre £1,495,200 e £2,205,790). O leilão reunia obras desde 1900 até os dias atuais, com alguns dos principais nomes da arte britânica pós-guerra e contemporânea. O leilão atraiu 850 participantes de 34 países.

13ª Semana de Museus terá participação recorde: sob o tema “Museus para uma sociedade sustentável”, a 13ª Semana de Museus acontece entre os dias 18 e 24 de maio em todo o país. No total, 1378 instituições já confirmaram sua participação, com 4570 eventos cadastrados em 609 cidades do Brasil. O tema segue o mote do Dia Internacional dos Museus: com a função de educadores e mediadores culturais, os museus exercem papel fundamental na construção do desenvolvimento sustentável, fomentando novas formas de vida e desenvolvimento dentro dos limites da natureza e servindo como laboratório para melhores práticas.

Quer ficar por dentro de todas as notícias do mundo das artes? Assine grátis a nossa e-magazine e receba direto no seu e-mail!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s