“Francis Alÿs: Relato de una negociación” no Museo Tamayo da Cidade do México

Em cartaz até 16 de agosto no Museo Tamayo, a exposição “Relato de una negociación: Una investigación sobre las actividades paralelas del performance y la pintura” resulta do diálogo entre a pintura e a ação das obras recentes de Alÿs, que apresenta três projetos criados na última década: “Don’t Cross the Bridge Before You Get to the River” (2008); “Tornado” (2000-2010) e “Reel-Unreel” (2011).

Nos últimos anos, Francis Alÿs vem desenvolvendo um corpo de trabalho onde a pintura desmonta sua prática artística e a mobilização dos agentes sociais. Simultaneamente autonomas e acessórios para o projeto que os emite, essas pinturas permitem a ele relacionar as diferentes formas da imaginação para as ações que operam como fábulas.

Se os projetos de Alÿs são concebidos como uma história que desencadeia os pensamentos, suas pinturas são um registro do processo pessoal protegido pelo silêncio do artista. Talvez fosse oportuno sugerir que, para Francis Alÿs, as pinturas são as sombras de seus atos.

Esta exposição no Museo Tamayo, com curadoria de Cuauhtémoc Medina, reúne esboços, vídeos, esculturas e outros materiais pertencentes a cada projeto.

Confira um vídeo sobre a exposição publicada na Vernissage TV:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s