Últimas semanas da individual de Efrain Almeida no Paço Imperial do Rio de Janeiro

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com curadoria de Marcelo Campos, a individual “Uma pausa em pleno voo”, de Efrain Almeida, ocupa o Paço Imperial até o dia 13 de setembro. Depois de seis anos sem expor na cidade, o artista exibe pela primeira vez no Rio de Janeiro seus trabalhos em bronze, ao invés da madeira – matéria-prima marcante de sua produção anterior.

Entre as peças que compõem a mostra estão um conjunto de esculturas e instalações isoladas, aquarelas, porcelanas e bordados datados entre 2012 e 2015. A exposição marca ainda dez anos de encontro entre Efrain e o curador Marcelo Campos. “Uma pausa em pleno voo” era o título do texto que Campos escreveu na época. Segundo Efrain, esta pausa é o momento em que o olhar congela um acontecimento frágil, efêmero. Este foi o ponto de partida para esta mostra, que começou a ser planejada há cinco anos: como o artista potencializa o pequeno gesto em algo poético que é a obra.

Efrain Almeida é cearense, mas vive e trabalha no Rio de Janeiro. Começou a expor em 1987 e desde então vem exibindo seus trabalhos pelo Brasil e exterior. Entre os destaques estão a retrospectiva de 2007 na Estação Pinacoteca e a sua participação na Bienal de São Paulo em 2010. Suas obras estão no acervo de grandes instituições, como a do MAM de São Paulo, MoMA de Nova York e Toyota Museum, no Japão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s