ArtPrice publica relatório anual sobre o mercado de arte contemporânea internacional

A arte contemporânea tornou-se o principal motor do mercado de arte global, um papel historicamente desempenhado pela Arte Moderna. Esta realidade – analisada e publicada no relatório anual mais recente da Artprice – foi confirmada pelos dados do mercado de arte contemporânea levantados entre julho de 2014 e julho de 2015.

Os estudos analisam os dados sobre pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos, gravuras e instalações de artistas nascidos depois de 1945.

Do ponto de vista macroeconômico, o mercado europeu (com exceção da Ásia) vem sofrendo uma escassez de obras de arte antiga, fenômeno que está afetando também o mercado de arte moderna. Enquanto isso, os artistas contemporâneos se beneficiam desta estrutura e observam a subida de preços de suas obras.

Os números de destaque deste estudo de mercado revelam que o volume de negócios em leilões ultrapassou US$ 1,76 bilhão – mais de 1800% de crescimento nos últimos 15 anos. Apesar disso, percebe-se que o volume de negócios retraiu 12% em relação ao mesmo período de 2013/14.

A China perdeu o primeiro lugar de negociações para os Estados Unidos. A Inglaterra permanece entre os países mais ativos; a França, em quarto lugar, é responsável por apenas 2% do volume global de compras em leilão.

Embora fortemente impactado pelas flutuações de mercado, a arte contemporânea se caracteriza, de fato, como um bom investimento financeiro de longo prazo. Ao longo dos últimos 10 anos, o índice de preços subiu quase 37%. Apesar disso, continua acessível, com 64% dos lotes de leilões vendidos abaixo de US$ 5 mil.

Confira a lista dos Top 50 Artistas Contemporâneos, de acordo com a análise da publicação.

Confira o relatório completo aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s