Power 100 da ArtReview em análise

Na primeira edição da lista Power 100 da ArtReview, em 2002, apenas quatro artistas estavam incluídos no ranking dos mais influentes no mundo das artes. Até 2012, esse número subiu para 16, quase todos artistas homens.

Em 2013 os artistas “poderosos” cravaram um quarto da lista – cota que permanece até agora. A lisa lançada recentemente continua com 25 artistas, tendo Ai Weiwei como seu maior destaque, na segunda colocação do ranking (ele assumiu o topo em 2011 e foi apenas o segundo artista a chegar ao número 1, depois de Damien Hist em 2005).

Número de artistas no ranking Power 100, por ano

O mais interessante é que os artistas incluídos no Top 100 nos últimos anos apresentam uma postura de cunho social através de suas práticas. O poder financeiro sempre foi um aspecto subjetivo das escolhas; mas, apesar de muitos destes artistas serem multimilionários e também grandes colecionadores, aparentemente neste ano os fatores decisivos na seleção dos artistas não se concentraram em suas posições dominantes e suas riquezas pessoais.

Voltando aos 100 homenageados, na média, dinheiro ainda é poder. Comerciantes e galeristas lideram, mais uma vez, o caminho dos mais influentes. No total, são 27, incluindo Iwan e Manuela Wirth, da Hauser & Wirth, no topo da lista.

Número de galeristas/comerciantes no ranking Power 100, por ano

Além dos artistas e comerciantes, complementam o ranking de 2015 colecionadores, curadores e diretores de museus, com 15, 14 e 12 posições, respectivamente.

Número de entradas no ranking Power 100 2015, por profissão:

Via ArtSlant

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s